sábado, 28 de março de 2015

Tinha uma pedra no meio do caminho!

Aula nº 1 - 2 de fevereiro de 2015
"Drummond-se"

No meio do caminho

“No meio do caminho tinha uma pedra 

tinha uma pedra no meio do caminho 
tinha uma pedra 
no meio do caminho tinha uma pedra.

Nunca me esquecerei desse acontecimento 
na vida de minhas retinas tão fatigadas.

Nunca me esquecerei que no meio do caminho 
tinha uma pedra

Tinha uma pedra no meio do caminho 
no meio do caminho tinha uma pedra.”



Carlos Drummond de Andrade




Costumo indagar aos meus alunos, logo após a leitura
e interpretação do poema "No meio do caminho"
do poeta mineiro Carlos Drummond de Andrade,
logo no primeiro dia de aula:
Qual a pedra no meio do seu caminho?
As respostas são variadas:
a Matemática, o dia de prova, a leitura de um livro,
saudade da terra natal, a convivência familiar,
a escola e toda sua tradicionalidade, e por aí vai...





Há 60 dias, os meus queridos alunos das turmas do 8º ano,
nada sabiam sobre Carlos Drummond de Andrade, nem se
poeta era - hoje porém, todos sabem, pelo menos, que 
Carlos Drummond de Andrade foi um poeta que nasceu
em Minas Gerais, e que atualmente em Copacabana, 

no Rio de Janeiro, lá se encontra uma bela estátua 
deste poeta, autor do enigmático poema "No meio do caminho.





Costumo levar ao pátio os meus caríssimos alunos,
principalmente quando temos uma aula de leitura de poemas,
denominada como Roda de Leitura; e numa destas rodas,
levamos 30 belos poemas de Carlos Drummond de Andrade.

Foi um colírio para os olhos e para a alma.



8º ano - EMEF Dom Pedro I - Rondon do Pará

Profº. Ms. Robson Luiz Veiga


Nenhum comentário:

Postar um comentário